All for Joomla All for Webmasters

SERTEC – (EMPREENDIMENTOS PRÓPRIOS)

SERTEC – (EMPREENDIMENTOS PRÓPRIOS)

São diversos os parâmetros que norteiam um empreendedor ao investir em um empreendimento imobiliário do qual almeja sucesso.
Seu foco primeiro recai sobre as carências e desejos do mercado comprador seguindo-se do diagnóstico deste mercado de tal sorte a estimar os prováveis valores de venda das unidades.
Escolhido o tipo de empreendimento volta-se a atenção para a escolha do melhor terreno.
Em seguida, a elaboração do projeto mais adequado e o responsável levantamento do custo de produção, são etapas fundamentais para a garantia do sucesso.
Cumpridas todas essas etapas pode-se finalmente iniciar as obras de construção.
Surge neste momento uma nova incógnita: onde buscar os recursos necessários para viabilizar a execução da obra e financiar as demais despesas envolvidas no processo como, por exemplo, a publicidade e outras despesas de comercialização.
Os possíveis caminhos a trilhar são conhecidos: o primeiro seria o emprego do próprio capital de giro da empresa caso haja disponibilidade de caixa; em seguida a busca de recursos de financiamentos de agentes financeiros e, por fim, a antecipação das vendas das unidades.
Se ficarmos com a primeira hipótese, será necessário calcular em um fluxo de Caixa a remuneração do capital investido. Na segunda hipótese é necessário pesquisar as taxas praticadas no mercado financeiro escolhendo-se a mais atrativa.
Porém se a opção for a terceira hipótese, qual seja a antecipação das vendas das unidades, é necessário conhecer o deságio praticado no mercado de inserção do empreendimento quando da comercialização de unidades não concluídas. De tal sorte a que se possa comparar as alternativas e escolher aquela de maior rentabilidade ao empreendedor.
Sabe-se, mesmo que intuitivamente, que a venda antecipada de unidades, embora capte capital para a cobertura das despesas com a execução do empreendimento, reduz fatalmente o valor de mercado das unidades, ou seja, paga-se mais por uma unidade pronta do que por uma outra idêntica ainda em projeto.
É necessário saber qual é este deságio para que a tomada de decisão se dê de forma consistente e aumente assim as probabilidades de lucratividade.

Cabe portanto ao profissional de avaliações conhecer qual é a diferença entre os preços praticados no mercado, considerando-se unidades iguais, porém negociadas em momentos diferentes do ponto de vista prazo de entrega do empreendimento.

Write a Reply or Comment